Saturday, April 23, 2016

Chuva forte em parte do Sul do Brasil

No domingo (24/04), a instabilidade volta a ganhar força em parte da Região Sul do país. Em grande parte do Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, são esperadas de forma isolada, pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétrica e ainda ocasionais rajadas de vento e queda de granizo. Contudo, a maior instabilidade ficará concentrada entre o oeste e o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde inclusive além da possibilidade maior de severidade, como, chuva forte, grande densidade de descargas elétricas, rajadas de ventos e queda de granizo, ainda há chance de acumulados significativos de precipitação.

Esta instabilidade é causada pelo deslocamento de um Vórtice Ciclônico (VC) entre a média e alta troposfera, começa a transpor a barreira orográfica da Cordilheira dos Andes, gerando intensa advecção de vorticidade ciclônica, e forte divergência de massa em altitude, entre o centro-leste da Argentina, Uruguai e o RS, forçando a queda da pressão e a convergência de massa em superfície. Associado ao deslocamento do VC, há uma intensificação do Jato de Baixos Níveis (JBN), aumentando o transporte de umidade da Região Amazônica, para o centro-sul do continente, e ainda elevando as temperaturas nestas áreas. A combinação do forte mecanismo de levantamento, a alta taxa de umidade do ar e as temperaturas relativamente elevadas, trarão forte instabilidade paras áreas mencionadas. 

 A figura abaixo mostra a precipitação estimada pelo Modelo de Previsão Numérica de Tempo, ETA 15 KM, para o próximo domingo (24/04).



from CPTEC/INPE - Notícias http://ift.tt/1T5oT5S

No comments:

Post a Comment