A forte instabilidade que provocou chuva intensa e acumulados expressivos de precipitação, que ultrapassam os 300 mm, nós últimos 3 dias em algumas áreas do Uruguai, avançou em direção ao Rio Grande do Sul, e entre o domingo (17/04) e esta segunda-feira (18/04), já ocasionou fortes pancadas de chuva e acumulados siginicativos de chuva no extremo sul , oeste e região da campanha do estado gaúcho.
No município de Quaraí no oeste do estado, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorlogia (INMET), nas últimas 12 horas o acumulado de chuva já ultrapassa os 100 mm. No extremo sul do Rio Grande do Sul, no município de Santa Vitória do Palmar, os volumes de precipitação estão em torno dos 200 mm, nas últimas 48 horas, também segundo dados do INMET.
Essa instabilidade é favorecida principalmente, pela presença de um cavado ( área alongada de baixa pressão), entre a troposfera média e alta (em torno de 5 a 10 mil metros de altitude), que advecta vorticidade ciclônica sobre o centro-leste e norte da Argentina, parte do Uruguai e do Rio Grande do Sul, em altitude este sistema ainda apresenta divergência de massa, fatores estes que asociados, provocam a queda de pressão e a consequênte convergência de massa em superfície. Este padrão de circulação, entre a média e alta troposfera também contribui para intensificação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (ventos acima de 8m/s do quadrante norte, em torno de 1500 metros de altiude), aumentando o transporte de umidade da Região Amazônica para a região da Bacia do Prata e, ainda contribuindo para elevação das temperaturas, no centro sul do continente.
A previsão para os próximos dias, indica que este padrão não deva sofrer mudanças significativas, e a combinação entre os fatores dinâmicos e termodinâmicos mencionados anteriormente, deverá manter bastante instáveis as condições de tempo entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Dessa forma, a tendência é que até a próxima quinta-feira (21/04), sejam registradas pancadas de chuva que localmente podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e acasionais rajadas de vento, entre o nordeste da Argentina, norte do Uruguai, oeste, campanha e sul do estado do Rio Grande do Sul, salientando-se ainda que em algumas destas áreas, os volumes de chuva, neste período, podem ser bastante expressivos.
As figuras abaixo mostram a precipitação estimada diaria, para os próximos 3 dias, ou seja, para a terça-feira (19/04), quarta-feira (20/04) e quinta-feira (21/04), pelo Modelo Global de Previsão de Tempo do CPTEC (BAM).
from CPTEC/INPE - Notícias http://ift.tt/1TfI6nQ
No comments:
Post a Comment