Wednesday, June 8, 2016
Entenda por que ocorreram os temporais em partes das Regiões Sudeste e Centro-Oeste nesta época do ano.
A partir da segunda quinzena do mês de maio e a primeira semana de Junho deste ano tem ocorrido chuvas intensas na área compreendida entre o norte e leste do Paraná (PR), centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul (MS) e em grande parte do Estado de São Paulo (SP). Essas chuvas intensas foram acompanhadas de abundantes descargas elétricas (raios), rajadas de vento e ocasional queda de granizo, principalmente durante a primeira semana de junho no Estado de SP, onde várias cidades foram atingidas por eventos de tempo severo que provocaram fortes impactos na população. Em várias cidades do Estado paulista também foram registrados acumulados significativos de chuva com volumes até três vezes maiores do que os valores médios esperados para esta época do ano.
Por que ocorreu essa chuva atípica nessas regiões? Isso foi provocado pela atuação de frequentes áreas de baixa pressão atmosférica (perturbações ciclônicas ou áreas de baixa pressão alongadas, também conhecidas como cavados) embebidas em um intenso fluxo atmosférico de oeste para leste na troposfera média (em aproximadamente 5000 m de altitude) que interagiram com ar quente e úmido nas camadas baixas da atmosfera, este proveniente da região amazônica, o que é atípico para essa época do ano. Com este padrão de circulação em altitude e em níveis baixos da atmosfera, configurou-se uma estrutura vertical de temperatura favorável à ocorrência de uma atmosfera muito instável (ar relativamente mais quente por baixo e ar relativamente mais frio por cima) que favoreceu a ocorrência de tempo severo. A situação meteorológica se normalizou ontem (terça-feira 07/06), quando uma frente fria chegou a Região Sudeste provocando quedas significativas de temperatura. A tendência é que esta massa de ar frio, com características de origem polar prevaleça ao longo de toda esta semana sobre o Sul e Sudeste do Brasil , e com isso, não há previsão para os próximos dias de ocorrência de chuvas intensas nessas Regiões.
Cabe ressaltar que o CPTEC emitiu avisos meteorológicos para as regiões afetadas pelos temporais. O CPTEC disponibiliza suas previsões de tempo e clima e diversos produtos de monitoramento ambiental para a sociedade e dissemina avisos meteorológicos para todo o país quando há a previsão de algum fenômeno meteorológico extremo. Mais informações em: www.cptec.inpe.br
CPTEC/INPE.
from CPTEC/INPE - Notícias http://ift.tt/1UftBm3
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment