Os acumulados expressivos de precipitação, na segunda quinzena de junho, tem contribuído para superar a média climatológica em algumas capitais da faixa leste do Nordeste.
Em Maceió - AL, os valores observados de precipitação até está quinta-feira (29/06) já superaram os 489 mm, onde o esperado era de 331,9 mm. Em Recife - PE, os valores das chuvas chegaram a atingir 363,4 mm (estações meteorológicas do INMET) e até 480 mm (estações pluviométricas do CEMADEN), onde a média histórica é de 377,9 mm. João Pessoa - PB ultrapassou os 346 mm de média climatológica, atingindo até o momento 417,2 mm. Em Aracaju e Natal os volumes de chuva não atingiram a média esperada para o mês de junho.
Nos últimos dias a atuação de um cavado em altitude (figura 2), sobre o Nordeste, associado ao escoamento perpendicular ao litoral em superfície (figura 1), estão favorecendo a ocorrência de acumulados significativos de precipitação. A tendência é que nos próximos dias as chuvas continuem a atingir a faixa leste do Nordeste.
Figura 1 - Linhas de corrente e vento em 850 hPa
Figura 2 - Linhas de corrente em 250 hPa
Figura 3 - Acumulados de precipitação em 96 horas nas estações do CEMADEN, entre Maceió-AL e João Pessoa-PB
Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: http://ift.tt/tCQ7gH
Informações sobre a emissão de avisos meteorológicos poderão ser acompanhadas por meio do link: http://ift.tt/1ThFRhu
Dados de precipitação coletados das estações meteorológicas automáticas do INMET e pluviométricas do CEMADEN.
from CPTEC/INPE - Notícias http://ift.tt/2st0vVo
No comments:
Post a Comment