Tuesday, December 27, 2016

Porque as pancadas de chuva no Sudeste não estão mais generalizadas nos últimos dias?

Em parte da Região Sudeste do Brasil, principalmente entre o ES, RJ e SP, as pancadas de chuva, comuns para a época do ano e diárias, tem ocorrido de forma mais isolada e especialmente em áreas de serra, pelo menos nos últimos dois dias. Isto acontece porque há a influência de um anticiclone (sistema que faz os ventos girarem no sentido antihorário) em torno de 5000 metros de altura. Este sistema anticiclônico gera movimentos subsidentes (movimento do ar de cima para baixo) e, de certa forma, inibe a formação de áreas de instabilidade na região que atua.
Por outro lado, esta época do ano, o calor e a umidade são elevados e suficientes para romper esta "barreira", criada pelo anticiclone. Desta forma, temos o padrão observado nos últimos dias, com pancadas de chuva, porém de forma mais isolada e não tão generalizadas, como estávamos experimentando na semana passada. 
Além disso, como as pancadas de chuva ocorrem de forma mais isolada, temos mais horas e áreas com maior exposição de radiação solar, que é forte esta época do ano e com isto as temperaturas estão ainda mais elevadas nos últimos dias. Entre ontem e hoje tivemos as temperaturas mais altas do mês de dezembro de 2016 até o momento em diversas cidades dos Estados de SP e RJ. Na capital paulista hoje a temperatura máxima atingiu os 33°C e na capital fluminense foi de 39°C. Fonte:REDEMET
Nesta quarta-feira (28/12) as temperaturas não terão mudanças significativas, o dia começará quente e a tarde, em quase todas as capitais a temperatura máxima ultrapassará os 30°C. Confira os valores das mínimas e das máximas para 28/12:
 

 
 

 
Para maiores informações acesse: tempo.cptec.inpe.br
 


from CPTEC/INPE - Notícias http://ift.tt/2ib78Z9

No comments:

Post a Comment