Friday, April 7, 2017

Chuvas diminuem em São Paulo, mas ainda podem causar transtornos

Uma frente fria atuando na costa do Rio de Janeiro organizou chuvas fortes sobre o Sudeste entre a noite de quinta-feira (06) e a madrugada de sexta (07) e provocou temporais na Grande São Paulo, onde houve transbordamento de córregos.

Chuvas provocaram transbordamento de córregos e afetaram o trânsito em SP / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Chuvas provocaram transbordamento de córregos e afetaram o trânsito em SP / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Com as chuvas contínuas e duradouras, o acumulado elevou o nível de todos os rios da bacia do Alto Tietê rapidamente e pontos do Rio Tietê (Ponte do Limão), Rio Aricanduva (Av. Itaquera), Córrego Mandaqui (Rua Zilda), entre outros, extravasaram, ocasionando transtornos no trânsito. A orientação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foi para que os motoristas evitassem as marginais.

As chuvas de ontem alcançaram a média climatológica de abril de São Paulo, com 75,8 mm registrados no Mirante Santana pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), em algumas regiões da cidade paulista os registros ficaram acima da média de 75,8 mm, como no Iguatemi, com chuva de 121,49 mm, e Jardim São Roberto, com 118,89 mm.

Também entre a Zona Leste da capital paulista e a região do ABC a precipitação foi intensa e algumas áreas ultrapassaram a média do mês. Ainda de acordo com o CEMADEN, em Mauá as chuvas chegaram ao volume de 144,35 mm frente à média de 143,3 mm. Em Santo André, o acumulado ficou em 136,3 mm, que representa 95% da média de 143,3 mm.

Osasco e Barueri, municípios da Zona Oeste da Grande São Paulo, também superaram os registros históricos de 82,4mm para abril, com um volume acumulado de 86,4 mm e 101,6 mm, respectivamente.

De acordo com a Somar Meteorologia, as instabilidades e nebulosidade permanecem na capital de São Paulo nesta sexta-feira (07), contando com chuvas fracas e passageiras durante a tarde alternando com período de melhoria. Por volta das 18h, a chuva volta a ser contínua, porém em menor intensidade em relação à noite anterior. A temperatura mínima fica em torno de 19ºC e a máxima pode atingir 27ºC.

Apesar da diminuição da intensidade, as chuvas podem causar transtornos nesta sexta (07). “Os rios estão saturados, ainda apresentam rescaldo da madrugada. Mesmo com pouca duração, a precipitação pode provocar transbordamento e há o risco de deslizamento devido à umidade do solo”, alerta a técnica em meteorologia Patrícia Vieira.

No sábado (08), o sol aparece durante a manhã e tarde na cidade e as temperaturas se elevam, mas as instabilidades ganham força no fim do dia e causam pancadas rápidas e isoladas. As condições seguem semelhantes no domingo (09) para a capital paulista. Já o litoral do Estado deve receber chuvas eventuais por conta dos ventos úmidos do oceano, com tempo nublado em parte do dia e predominância da sensação de calor também no domingo (09), enquanto  o interior do Estado paulista apresenta tempo firme.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Chuvas atingem todas as regiões neste fim de semana

Sul: Temporais avançam pela região nos próximos dias

 

O post Chuvas diminuem em São Paulo, mas ainda podem causar transtornos apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.



from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/2oJxZBt

No comments:

Post a Comment