Tuesday, April 18, 2017

Risco de transtornos continua no Norte do país

Chuvas intensas atingem a região Norte e provocam transtornos desde a virada do ano. O inverno amazônico, período úmido que ocorre durante o verão na região, foi marcado por ocorrências que deixaram diversos municípios em estado de emergência por conta do volume excessivo das precipitações, mas de acordo com a Somar Meteorologia, este padrão está prestes a mudar.

norte

Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar, com a aproximação do inverno, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), responsável pela manutenção das chuvas na região durante o verão, se desloca aos poucos rumo ao Hemisfério Norte, o que provoca uma diminuição nos períodos chuvosos pelo menos na metade sul da região Norte.

“A tendência é de que daqui para frente, as precipitações percam a força principalmente em Rondônia, Tocantins e sul do Pará e Amazonas, enquanto se intensificam no Amapá e Roraima, com destaque para este último, que passa por estiagem desde o verão”, afirma a profissional.

Apesar disso, a semana ainda deve ser de chuva intensa em grande parte da região, “o alerta de cheias continua no Amazonas e Pará até o início da próxima semana, quando finalmente as chuvas começam a perder força na região. Em Rondônia, as precipitações diminuem um pouco mais cedo, e a partir desta quarta-feira (19), os períodos de tempo firme voltam a predominar, com temperaturas entre 28ºC e 30ºC”, complementa a meteorologista Nadiara Pereira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como se mede o volume da chuva?

Como é medida a velocidade do vento?

Por que as nuvens são importantes?

O post Risco de transtornos continua no Norte do país apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.



from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/2pODifM

No comments:

Post a Comment