Wednesday, July 26, 2017

Cidades do interior paulista têm período de estiagem mais longo neste ano

Uma massa de ar seco tem inibido as chuvas no interior do Estado de São Paulo nas últimas semanas. Conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas cidades paulistas ultrapassaram o número de dias consecutivos sem chuva em relação ao ano passado.

Campinas está há 41 dias com tempo seco / Fonte: VisualHunt

Campinas está há 41 dias com tempo seco / Fonte: VisualHunt

Em Campinas já são 41 dias de tempo seco, superando a estiagem de 39 dias de 2016. Nesta quarta-feira (26), Ribeirão Preto conta 65 dias sem precipitação e, no ano anterior, atingiu 62 dias. Segundo a técnica em meteorologia Patrícia Vieira, os sistemas que alcançaram o Estado em julho trouxeram chuva fraca apenas para áreas do litoral e parte da Região Metropolitana.

O período de tempo seco associado às altas temperaturas também prejudica a qualidade do ar e aumenta o risco de queimadas no interior paulista. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram registrados focos de queimada no início desta semana nos municípios de Pradópolis, Araraquara, Limeira, Jundiaí, Ribeirão Preto, Piracicaba e Campinas.

Quando as chuvas voltam

A previsão da Somar Meteorologia para o Estado é de retorno das chuvas na primeira semana de agosto, mas ainda assim não ganha força no interior paulista e se concentra nas áreas litorâneas e Região Metropolitana. “As instabilidades são costeiras e não se conectam com a umidade da Amazônia, o que dificulta a precipitação no interior do país”, explica Vieira. Somente no segundo decêndio do mês devem se espalhar. “Ainda que a chuva seja fraca, pode ficar próxima à média porque o mês de agosto é mais seco no Sudeste”, finaliza a técnica.

A capital paulista também teve um julho com predominância de tempo seco, mas registrou chuvas de baixo acumulado. O tempo vira na primeira semana de agosto e a cidade recebe chuvas fracas, porém que podem melhorar a qualidade do ar. Nesta segunda-feira (25), a capital registrou umidade relativa do ar de 24%, nível considerado estado de atenção pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Depois, as chuvas intercalam com tempo firme e retornam na segunda quinzena do mês.

O post Cidades do interior paulista têm período de estiagem mais longo neste ano apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.



from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/2uBSakW

No comments:

Post a Comment