A semana inicia com chuvas no Sul do país por conta de áreas de instabilidade associadas uma região de baixa pressão. Além dos volumes, também foram registradas descargas elétricas durante a madrugada nos três Estados.
Chuvas diminuem na terça-feira (03) e retornam a partir da quinta (05). – Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia
Na tarde de domingo (01), o Rio Grande do Sul foi atingido por fortes tempestades que provocaram alagamentos e falta de energia na capital e outras cidades. Os ventos chegaram a 100km/h em Porto Alegre, causando transtornos como destelhamento de casas.
Segundo a Defesa Civil do Estado, mais de 800 casas foram destelhadas, 600 mil residências ficaram sem eletricidade e houve registro de duas mortes. O primeiro óbito ocorreu entre Ijuí e Santo Augusto, em decorrência de queda de árvore, e o segundo foi na cidade de Sapiranga.
E ainda há previsão de chuva forte para a região nesta segunda-feira (02). O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 41,8mm na cidade de Maringá, no Paraná. Além disso, as ventanias continuam nos três Estados. Em Novo Horizonte (SC), alcançaram 103km/h; em Dois Vizinhos (PR), a velocidade dos ventos chegou a 102km/h e, em Vacaria (RS), atingiu 90km/h.
Com a volta das chuvas, as temperaturas entram em declínio em grande parte do Sul, com mínimas próximas a 10ºC. Apenas no norte paranaense a sensação de frio é menor. Segundo a Somar Meteorologia, a semana começa com precipitação mais intensa entre o norte catarinense e centro do Paraná, inclusive com chance de queda de granizo.
Na terça-feira (03), o tempo volta a abrir na região e as chuvas de baixo acumulado ficam concentradas na faixa litorânea, mas o frio ainda predomina nos três Estados. A condição de tempo estável persiste na quarta-feira (04) e as temperaturas voltam a subir pela tarde.
A partir de quinta-feira (05), o tempo vira novamente e as chuvas ficam sobre as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ganhando força em toda a região durante o fim de semana.
O post Temporal deixa mais de 800 casas destelhadas no Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/2yjS6v0
No comments:
Post a Comment