As primeiras semanas de dezembro foram marcadas por chuvas volumosas, que aumentaram a umidade do solo principalmente no Centro-Norte do país, beneficiando o plantio que acelerou no MATOPIBA, área que compreende parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e chegou a ser finalizado no Centro-Oeste. Já na região Sul, estiagens pontuais atrasaram a semeadura principalmente no Estado gaúcho.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, acumulados elevados de chuva devem atingir o interior do Nordeste na próxima semana. “As precipitações ocorrem principalmente no oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão e prometem beneficiar o cultivo de grãos”. Já no Tocantins, onde os volumes de chuva passaram dos 80mm nesta semana, o tempo firme volta a predominar a partir da terça-feira (19).
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os volumes excessivos das últimas semanas chegaram a prejudicar os trabalhos de campo. “No entanto, o plantio já foi concluído em praticamente toda a região e as áreas que já foram semeadas apresentam condições favoráveis para o desenvolvimento das plantas”, afirma o agrometeorologista Leandro Calve. A previsão é de que as precipitações diminuam na próxima semana e ocorram intercaladas com períodos de melhoria.
Segundo Calve, a semeadura também foi concluída no Paraná e apesar das estiagens pontuais que aconteceram ao longo desta primeira quinzena de dezembro na região Sul, a disponibilidade hídrica do solo ainda favorece o crescimento das plantas e o enchimento dos grãos.
Já no Rio Grande do Sul, a semeadura da soja ainda está em torno dos 70%. O tempo firme predomina desde a última semana com temperaturas elevadas que prejudicam a umidade do solo. “Mas com as chuvas se espalhando pelo país na próxima semana, a tendência é de que a disponibilidade hídrica aumente de forma considerável beneficiando o Estado gaúcho”, finaliza Oliveira.
AGROSOMAR
No AGROSOMAR, plataforma online destinada ao agronegócio, o agricultor tem as previsões de curto e longo prazo, além de conferir a tendência das próximas três estações e poder compará-las com as informações dos últimos nove meses.
Dentro da ferramenta, o produtor também obtém informações das culturas de seu interesse e pode fazer o acompanhamento da sua lavoura com a funcionalidade de gerenciamento de safra que permite inserir informações como data de plantio, produtividade potencial e tipo de solo.
Os assinantes do Agrosomar também contam com o calendário fitossanitário, que sinaliza risco de doenças para culturas e com a função de precipitação acumulativa, que permite ver o acumulado de chuva desde a data do plantio até a data atual.
E ainda tem a penalização de produtividade, que possibilita ao agricultor saber quanto o clima está impactando na produção da sua safra.
Para saber mais acesse www.agrosomar.com.br.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
Copa 2018: Será que o clima pode atrapalhar a seleção brasileira na Rússia?
Somar Meteorologia lança plataforma para o agronegócio
O post Chuva ganha força no MATOPIBA e favorece áreas de grãos apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/2ksWYor
No comments:
Post a Comment