Instabilidades trouxeram acumulados elevados de chuva que passaram do 100mm e causaram transtornos entre este sábado e domingo (28) em municípios da região Sul, mas a previsão da Somar Meteorologia é de que o tempo volte a abrir aos poucos a partir desta segunda-feira (29) e fevereiro deve começar bem diferente de janeiro nos três Estados.
Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, os próximos dias prometem predominância de tempo firme, com pouca possibilidade de chuva em Santa Catarina e Paraná. “No Rio Grande do Sul, a expectativa é de tempo completamente firme, o que aumenta a amplitude térmica”.
A previsão é de mínimas entre 15ºC e 18ºC no centro e leste da região Sul e entre 18ºC e 21ºC na faixa oeste pelo menos até a quinta-feira (01), enquanto as máximas chegam aos 33ºC no período da tarde no oeste gaúcho e paranaense.
No início de fevereiro, a umidade relativa do ar despenca e o friozinho da manhã aumenta ainda mais, com mínimas que podem chegar aos 10ºC nas áreas mais altas dos três Estados até o final da próxima semana. “Mas o calor à tarde continua, com temperaturas em torno dos 30ºC em quase toda a região”, afirma Oliveira.
Segundo o especialista, esse padrão deve se manter ao longo da primeira quinzena de fevereiro e o cenário é de atenção principalmente no sul gaúcho que já vem passando por estiagens pontuais.
Janeiro se despede com acumulados elevados
De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a região de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul recebeu 128mm de chuva no último fim de semana de janeiro, isto é, 6% acima da média do mês, que é de 120mm, enquanto São Vicente do Sul e Santa Maria, tiveram respectivamente 108 e 107,4mm.
A chuva deixou diversos pontos de alagamento na região central do Estado gaúcho e causou o transbordamento do córrego Jucutinga, em Ivorá. Duas residências foram interditadas pela Defesa Civil com risco de desabamento.
De uma maneira geral, o mês foi marcado por precipitações volumosas nos três Estados. De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a capital paranaense Curitiba, encerra janeiro com 320,7mm acumulados, quase o dobro da média, que é de 171,8mm.
Já a cidade de Florianópolis recebeu 378mm, mais que o dobro do esperado para o mês e o segundo maior volume registrado em uma capital desde a virada do ano. Os temporais também causaram transtornos entre os dois Estados, onde mais de 500 casas foram danificadas e mais 1.200 pessoas ficaram desalojadas.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
Como vai ficar o tempo em fevereiro?
Amplitude térmica marca início de fevereiro na região Sul
O post Tempo firme volta a predominar na região Sul apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/tempo-firme-volta-predominar-na-regiao-sul/
No comments:
Post a Comment