A semana termina com a maior parte do Nordeste em alerta amarelo dado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos de terra desde o Maranhão até o Estado de Alagoas devido aos grandes acumulados de chuva.
De acordo com os dados colhidos no aeroporto de Natal, a capital recebeu acumulados em torno de 155mm nas últimas 48h. O volume ultrapassa a média de fevereiro que é de 87mm em 78%.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, as chuvas são provocadas pela atuação de dois fenômenos comuns na região nesta época do ano: a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que atua no oceano do Hemisfério Sul durante o verão e provoca temporais entre Norte e Nordeste, além de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) que favorece a formação de nuvens carregadas no litoral nordestino.
“A chuva forte continua entre Maranhão e Alagoas até o domingo (18), dá uma trégua na segunda-feira (19), e volta com tudo na próxima semana, porém concentrada entre o Estado maranhense e o Rio Grande do Norte, onde é destaque pelo menos até a próxima quinta-feira (22)”, afirma Oliveira.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?
Semana começa com chuva no interior do país
O post Chuvas volumosas atingem o norte do Nordeste apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/chuva-volumosa-atingem-o-norte-nordeste/
No comments:
Post a Comment