No começo de abril as instabilidades mais intensas migraram para a faixa norte do país e o Centro-Sul ficou com tempo mais estável. A intensificação dos ventos de oeste em altos níveis da atmosfera e a presença de áreas de alta pressão que inibem a formação de nuvens carregadas fortaleceram uma massa de ar mais seco nos últimos dias. Com isso grande parte dos municípios entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e na região Sul receberam chuvas pouco significativas, com acumulados abaixo dos 10mm nos últimos 10 dias.
Ao longo desta semana, a combinação do tempo seco com elevadas temperaturas no Centro-Sul, fez com que a umidade relativa do ar diminuísse nas tardes. Muitas cidades registraram valores próximos de 30%, considerado estado de atenção, tais como Lins (SP) com 34%, Pradópolis com 33% e até a capital paulista com 36%. Outras cidades chegaram a entrar no estado de atenção, em Planalto (PR) a umidade chegou a 29% na tarde de terça-feira (10) e em São Luís Gonzaga (RS), a umidade do ar ficou em torno de 28% na tarde de segunda-feira (09).
Nos próximos dez dias, os ventos no alto da atmosfera vão fazer com que uma frente fria que se forma no Oceano Atlântico Sul afaste-se rapidamente do continente. O sistema vai provocar apenas chuvas isoladas e com baixos acumulados entre as áreas de fronteira com o Uruguai e a costa leste das regiões Sul e Sudeste, mas o tempo seco continua nas demais áreas do Centro-Sul. Desse modo, várias cidades da região ainda podem registrar baixa umidade à tarde, portanto, recomenda-se bastante hidratação e evitar atividades ao ar livre nas horas mais quentes do dia. A partir do dia 20 de abril, o padrão meteorológico muda, as áreas de instabilidade avançam e provocam chuva com baixos acumulados na região.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
O post Umidade relativa do ar baixa no Centro-Sul apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/umidade-relativa-ar-baixa-centro-sul/
No comments:
Post a Comment