Mais um vírus desenvolvido pelo Aedes aegypti tem trazido preocupação a muitos brasileiros e principalmente, as gestantes. O zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e a febre chikungunya, e a sua infecção acontece quando uma fêmea pica uma pessoa com o vírus e depois, se alimenta do sangue de outro que não tenha o agente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reconheceram a relação do zika vírus com o surto de microcefalia, que causa um desenvolvimento anormal do cérebro durante a gestação. A má-formação pode causar retardo mental, problemas de audição e visão, além de distúrbios neurológicos.
No Brasil, o surto de microcefalia está concentrado no Nordeste. Na última semana, o número de casos subiu para 2401, sendo que 2165 estão em investigação. Isso representa um aumento de 36% em relação à semana passada, quando eram 1761 notificações. O Estado de Pernambuco lidera o levantamento com 920 casos.
Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Mato Grosso também relataram casos de microcefalia e com isso, 20 Estados brasileiros estão com notificações.
Confira abaixo a diferença entre os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus:
Casos de zika vírus podem aumentar durante o verão
Na última quarta-feira (02), o ministro da saúde Marcelo Castro confirmou que os casos de zika vírus devem se espalhar para outros Estados do Brasil, além de se multiplicarem no verão.
A estação começa no dia 22 de dezembro no Hemisfério Sul e uma de suas características é a elevação das temperaturas com chuva no fim da tarde, o que pode acelerar o metabolismo dos insetos, inclusive o Aedes aegypti. Com isso, os ovos eclodem e as larvas se desenvolvem rapidamente por conta do tempo mais úmido. De acordo com a Somar Meteorologia, a atuação do El Niño, que é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, potencializa as temperaturas elevadas no Brasil.
Como se proteger do zika vírus?
Para combater a transmissão do Aedes aegypti, é necessário eliminar os criadouros do mosquito, como os recipientes com água parada. Além disso, o uso de repelentes, telas e mosquiteiros são recomendáveis para a proteção contra o inseto, já que não há vacinas para evitar a infecção do zika vírus.
O Ministério da Saúde aconselha que quem deseja engravidar agora deve adiar os planos no momento, por conta da epidemia. Já as gestantes devem usar calças e camisas de manga longa, além de repelentes permitidos para o período gestacional.
Clique aqui e confira a previsão do tempo na sua cidade.
Calor e chuva: Insetos por todos os lados
El Niño pode ser um dos mais fortes da história, afirma ONU
O post Zika vírus pode aumentar no verão. Saiba como evitar apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://ift.tt/1SzH6d5
No comments:
Post a Comment