No último final de semana, as capitais Recife (PE) e Maceió (AL) sofreram alguns transtornos como pontos de alagamento e deslizamento de encostas devido a uma forte chuva que perdurou pelos dois dias.
Segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), as duas cidades registraram acumulados de 101,25 mm e 183,6 mm respectivamente, o que equivale 43% e 84% da média do mês.
Isso ocorreu devido a presença de um sistema chamado de “cavado”, que provoca a formação de nuvens profundas e carregadas, as quais propiciam a ocorrência de chuva forte e volumosa sobre a região.
A previsão da Somar Meteorologia para os próximos dois dias é de que o cavado enfraqueça, portanto, haverá uma diminuição do volume da chuva. Contudo, como a chuva no Nordeste ainda é algo característico dessa época do ano devido a presença da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e da entrada das Ondas de Leste, ela persiste em praticamente todo o litoral nordestino. Os destaques são os grandes volumes que poderão ocorrer nas capitais Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Aracajú (SE), a partir de quarta-feira (25).
O post Chuva persiste no litoral Nordestino apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/chuva-persiste-litoral-nordestino/
No comments:
Post a Comment