Após vinte dias de tempo mais seco, a chuva retorna às áreas de pastagem da Campanha gaucha que vem tendo problemas com essa condição, e nos próximos dias, os pecuaristas ainda precisam ter atenção com o manejo do rebanho.
Na primeira quinzena do mês de abril, ventos de oeste que sopraram a mais de 10km de altitude fizeram com que as frentes frias que se formassem ao sul do Rio Grande do Sul e fossem rapidamente afastadas para o oceano. E assim, estes sistemas frontais não conseguiram organizar umidade e provocar chuvas significativas na maior parte do estado gaúcho.
Por causa do tempo mais seco dos últimos dias o índice de água disponível no solo está baixo nas áreas de fronteira com o Uruguai, com valores em torno de 50%. Segundo a EMATER-RS, isso fez com que a oferta de pastagens diminuíssem nas áreas da Campanha, tornando o manejo do rebanho mais difícil na região.
Nas imagens de satélite, observamos que apesar de não haver formação de sistema frontal, áreas de instabilidade estão ganhando força sobre o Uruguai desde o início desta sexta-feira (20) trazendo as condições de chuva de volta para as áreas da Campanha gaúcha.
Este cenário irá se repetir no decorrer do final de semana quando estas áreas de instabilidade avançarem ainda mais pelo Rio Grande do Sul. Áreas de fronteira com o Uruguai devem receber acumulados em torno dos 30mm. Além disso, até pelo menos a próxima quarta-feira (25) há previsão de chuva na região.
Apesar do fim da estiagem, os pecuaristas devem seguir cautelosos com o manejo do gado. Isto porque, apesar da chuva retornar, as temperaturas durante a tarde seguem elevadas na região e o volume de chuva previsto não é alto, com isso a água evapora rapidamente e não deve contribuir para um aumento drástico da umidade no solo.
Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.
O post Chuva retorna às pastagens da Campanha gaúcha apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.
from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/chuva-retorna-pastagens-da-campanha-gaucha/
No comments:
Post a Comment