Thursday, April 19, 2018

Chuva supera a média de abril em áreas do Centro-Oeste

A combinação das instabilidades vindas da Região Norte com os ventos em altitude na primeira semana do mês de abril, provocaram a formação de muita nebulosidade e chuva acima da média em boa parte da Região Centro-Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o Norte.

A média climatológica na cidade de Canabrava do Norte localizada sobre o nordeste do Mato Grosso, por exemplo, ficou em torno de 160mm, porém já choveu mais de 100% do esperado. O acumulado chegou aos 332mm segundo os dados interpolados das estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Brasília os volumes de chuva também ficaram elevados, segundo os dados do INMET, a média normal para abril é de aproximadamente 123mm. No entanto, já choveu 46% a mais desse valor, o acumulado alcançou quase os 180mm na região em apenas 16 dias deste mês.

Os impactos da chuva

Este cenário foi bastante positivo para o principal reservatório de água do Distrito Federal, o Descoberto. Segundo os dados do ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), o volume útil registrado no dia 17/04/18 é de 86,3%. No mesmo período do ano passado, o reservatório do Descoberto registrava um volume útil de 55,3%, portanto, esse ano as chuvas colaboraram para um aumento de 31% no nível do reservatório.

Centro-Oeste

Fonte: ADASA

Já no Mato Grosso a grande quantidade de chuva atrapalhou o escoamento da safra de grãos pela BR-163 devido a formação de atoleiros que dificultou a passagem dos caminhões. Além disso, as instabilidades também colaboraram para a formação de muita nebulosidade o que deixou as temperaturas máximas abaixo da média para o período. Assim, o desenvolvimento inicial do milho segunda safra ficou prejudicado, pois os valores não foram suficientes para cumprir as necessidades térmicas de aquecimento da planta em algumas áreas produtoras.

Previsão para os próximos dias 

A previsão da Somar Meteorologia entre os dias 17 e 21 de abril é de que as chuvas continuem mais generalizadas e com acumulados em torno de 30mm em boa parte do Centro-Oeste. Porém, a partir do dia 22, como é típico da estação de outono, a chuva começa a perder força em toda a região e passa a ocorrer de forma mais isolada e com menores volumes acumulados.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

O post Chuva supera a média de abril em áreas do Centro-Oeste apareceu primeiro em Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora.



from Previsão do Tempo, Clima e Meteorologia | Tempo Agora http://www.tempoagora.com.br/dia-a-dia/a-chuva-supera-media-de-abril-em-areas-centro-oeste/

No comments:

Post a Comment